|
|
---|
Lançamento Lisboa do livro «Histórias da Casa Branca»
Germano Almeida apresentou «Histórias da Casa Branca» em Lisboa
Por Ana Soares
«Depois de na passada quarta-feira ter lançado o livro Histórias da Casa Branca no Porto, então numa cerimónia com mais de cem pessoas, Germano Almeida, 32 anos, jornalista de A BOLA, apresentou o seu livro em Lisboa, ladeado pelo general Loureiro dos Santos, que prefaciou o livro e por Vítor Serpa, director de A BOLA.
"Este livro surgiu porque vi que valia a pena fazer uma selecção de textos resultantes de alguns anos de trabalho, que as pessoas têm interesse neste tema. Fala do Obama candidato e do Obama presidente. Do seu pragmatismo, como o discurso sobre um mundo sem armas nucleares e o facto de ter depois recebido o prémio Nobel da Paz. Falta saber é se Obama será um presidente de sucesso", disse o autor.
Histórias da Casa Branca é um livro com vários nascimentos, várias origens. Reúne textos publicados aqui mesmo no site de A BOLA, no extinto jornal Sexta e na blogosfera no Casa Branca. Textos que já lhe roubaram muitas horas de sono. Sono que, por outro lado, Germano Almeida gosta muito de perder quanto o tema lhe é assim tão grato.
«São textos jornalísticos e não artigos de opinião, ainda que a minha opinião esteja por lá. A caminhada de Obama até à presidência dos Estados Unidos, desde a convenção democrática de Julho de 2004, passando pela eleição de 4 de Novembro de 2008 e os maiores desafios da sua presidência.. É, no fundo, a minha visão sobre um fenómeno que aconteceu na América, ainda acontece, e que, todos o sabemos, não poderia ainda acontecer num país europeu», acrescentou Germano Almeida, numa pequena aula que, literalmente, deu à plateia extensa que juntou em Lisboa, na livraria Bertrand, do Picoas Plaza.
Vítor Serpa destacou o «atrevimento» demonstrado por Germano Almeida com a entrada num campo delicado e sublinhou ainda o orgulho que sente por ver jornalistas de A BOLA enveredarem por áreas além do desporto. «Pegando numa outra frase célebre, arriscaria dizer que alguém que sabe só de desporto, nem de desporto sabe», acrescentou o director do jornal.
O general Loureiro dos Santos, por sua vez, contou o processo que o levou a prefaciar o livro: «Estranhei quando o Germano me telefonou, mas quando li o que ele escreveu sobre questões internacionais a que muito me dedico, confesso que fiquei muito surpreendido e impressionado. Fui ultrapassado pela perspicácia de um jovem sobre o fenómeno Obama», elogiou.
Com a chancela da Prime Books e o apoio da Fundação Luso-Americana, «Histórias da Casa Branca» está à venda nas grandes livrarias por € 12.90.»
in A BOLA.pt